domingo, 12 de janeiro de 2014

UMA BREVE HISTÓRIA DA HUMANIDADE... DOS PRIMÓRDIOS DAS CIVILIZAÇÕES... ATÉ A NOSSA IDADE CONTEMPORÂNEA.




UMA BREVE HISTÓRIA DA HUMANIDADE...
DOS PRIMÓRDIOS DAS CIVILIZAÇÕES... ATÉ A NOSSA IDADE CONTEMPORÂNEA.



Segundo, certo trabalho cientifico (O Grande Dilúvio de Gênesis

   ( http://www.blogfiladelfia.com/2011/02/o-grande-diluvio-de-genesis.html). 

Vem mostrar que o ‘Diluvio’... E ‘Barca de Noé’... Foi de fato um Tsunami, decorrente do desmoronamento de uma porção do Monte Etna, que desmoronou dentro do Mar Mediterrâneo, que inundou a comunidade do Profeta Noé...Que profetizou esta tsunami...Projetou e construiu a ‘Barca de Noé...E salvou seu povo. Que este ocorrido foi há 8( oito mil) anos atrás... Entretanto, ainda não se sabe se foi na babilônia e ou  na mesopotâmia...Até mesmo , em israel.

E,  em outras civilizações antigas...Como na mesopotâmia , entre os assírios e os fenícios...Construíram seus ‘Impérios’...Entretanto, foram extintos, devido aos seus desconhecimentos na questão ambiental...Que veio flagelar  as condições ambientais para suas sobrevivências entre os Rios Eufrates e Tigres...Tornando a então região da Mesopotâmia inóspita para seu povo...Que hoje, na nossa idade contemporânea, são justamente, os países de Iran e Iraque, que sobrevivem, somente devido a exploração do Petróleo... E Gás Natural.

Não indo muito longe entre as civilizações, a ‘Civilização Egípcia- A civilização egípcia antiga desenvolveu-se no nordeste africano (margens do rio Nilo) entre 3200 a.C (unificação do norte e sul) a 32 a.c (domínio romano)... Também, foi sucumbida, por que não desenvolveram conhecimento Socioambiental para o desenvolvimento sustentável...Daí o seu declínio... Exemplo típico, poderá ocorrer com o Semi-árido do Nordeste do Brasil. Caso, não se criem ‘Projetos sustentáveis...Para se conviver com as secas.

Deixando as abordagens das civilizações antigas mundiais de lado...Vamos especificamente, fazer um ‘Auto-Retrato do Brasil...Nesta comparação as civilizações que se foram... E pereceram:  

No semi-árido do Nordest do Brasil, como abordado acima:  Que poderá ocorrer com o Semi-árido do Nordeste do Brasil. Caso, não se criem ‘Projetos sustentáveis’...Para se conviver com as secas. Que em síntese é uma ‘Fratura exposta’, ou seja, é público e notório, há séculos... Desde logo após do descobrimento do Brasil... Que ainda não aprendemos conviver com as Secas. Que a meu ver, é crucial e insolúvel.

Agora, entretanto, além do Semi-árido do Nordeste do Brasil, exceto por enquanto, a Região Norte, as regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste, estão inexoravelmente, brevemente, há algumas décadas posterior, a um ‘Holocausto ambiental’... Então como explicar isto:

Partido dos pressupostos que o equilíbrio da natureza, é fundamentalmente decorrente da interação entre os ‘Recursos Naturais’...Ou seja, entre os recursos hídricos(superficiais e subterrâneos), com os recursos vegetais(matas e florestas), e até mesmo com os recursos minerais(petróleo, xisto betuminoso, entre outros), venham a interagirem para uma melhor eficiência do ‘Ciclo Hidrológico’... Na formação de chuvas continentais, no caso especifico do Brasil, no continente Sul-Americano.  

Sem muita delonga,  ou seja, vamos logo direto ao assunto:

Sou terminantemente  contrário a exploração do Pré-sal. E  porquê?
( Vide no blog terra Planeta Água) :

OS PROVÁVEIS IMPACTOS DA EXPLORAÇÃO DO PRÉ-SAL NO MEIO AMBIENTE




Entenda o pré-sal

Leia e tire as suas devidas conclusões.
  
Outra ressalva que se deve abordar, é sobre a exploração abusiva do ‘Aquifero Guarani’...

AQUÍFERO GUARANI E ALTER DO CHÃO

Certamente, ao uso abusivo deste aquífero guarani, pelas as populações do Estados de São Paulo, Minas Gerias, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Sul..E até mesmo, Uruguay e Paraguay...Levará a diminuir o nível estático deste aquífero guarani...A comprometer a susceptividade da evapotranspiração para a formação de chuvas nestas regiões do Sul, Sudeste, Centro-Oeste do Brasil.  

Um exemplo, palpável disto, é que vem diminuindo sensivelmente, ultimamente( nos últimos anos 2012, 2013, Janeiro de 2014)...No interior de São Paulo; no Centro-sul do Mata Grosso do sul;  Goiás; no Oeste do Paraná; no Oeste de santa Catarina e como também, no oeste do rio Grande do Sul, mais especificamente, na região de Alegrete-RS.

Um exemplo, palpável de estiagens nestas regiões citadas anteriormente, é o baixo nível do Sistema Cantareira, que em: 10/01/2014.(Estiagem deixa Cantareira em estado de atenção - http://correio.rac.com.br/_conteudo/2014/01/capa/nacional/142141-estiagem-deixa-cantareira-em-estado-de-atencao.html


Finalmente, dentro da contextualização  dentro da questão ‘Hidrologia- Energética’ do Brasil...É crucial... E preocupante desta questão...Pois, é publico e notório, que o cenário que vem se apresentando desde do  inicio de no milênio, ou seja, desde do inicio  ano de 2000...Que o Brasil, vem passando por ‘Crise Hidro- Energética’...Só não já entramos num ‘Colapso Energético’...Devido a suplementação de mais 3.500(três mil e quinhentos) Usinas Termelétricas...Que é de ‘Custo Caro’...E poluentes.

Em suma, na História da humanidade... De todas as civilizações... Sempre viveram em risco...muitas entraram em colapsos...Outra não...

Entretanto,  algumas civilizações que não se salvaram...Foi mais por conta da ‘Falta’ uma certa conscientização ambiental...Outras se salvaram...Não por conta da conscientização ambiental...E sim, mais por conta, de  se adaptarem às “Intempéries da Natureza”...

Todavia, a atual civilização humana... Pelo visto acima, em suma, estamos entrando num ‘Holocausto Ambiental “...Mais decorrente, da desenfreada da dita Geopolítica Neoliberal do Mundo Ocidental...Pelo lucro fácil e imediato...Do que pela  ‘Sustentabilidade Econômica –Ambiental’. Ou seja, estamos entrando num abismo sem retorno...O Resto só Deus sabe...




Do escritor
Pedro Severino de Sousa
João Pessoa(PB), 12. De Janeiro de 2014.





Nenhum comentário: