quinta-feira, 11 de setembro de 2008

MÁQUINA PARA RECRIAR O BING BANG ESTÁ FUNCIONANDO






VÍDEOS SOBRE...


Máquina que recria a origem do mundo começa a funcionar
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM880842-7823-MAQUINA+QUE+RECRIA+A+ORIGEM+DO+MUNDO+COMECA+A+FUNCIONAR,00.html





Máquina para recriar o Big Bang está funcionando


Nos próximos meses, o sistema deve operar com força total, gastando a energia equivalente à cidade de Curitiba, para criar muitos mini-big bangs.

Entrou em funcionamento nesta quarta na Europa a máquina bilionária projetada para recriar a explosão que teria dado início ao universo.

Um ponto branco numa tela de computador e cientistas do mundo inteiro celebraram um momento difícil de entender para os leigos. Na manhã desta quarta, um feixe de prótons, uma das partículas que formam o átomo, foi carregado no super acelerador de partículas:

A maior máquina já construída, para começar o maior experimento científico já feito.

A fileirinha de prótons, menor do que um fio de cabelo, deu a volta no túnel de 27 quilômetros que está a 100 metros de profundidade na fronteira da Suíça com a França. Depois, outro feixe circulou em sentido contrário. Nesta quarta, isso foi tudo. Mas agora a máquina vai ganhar cada vez mais energia para acelerar os prótons até quase a velocidade da luz e provocar colisões entre eles, para recriar o Big Bang, a explosão que teria dado início à criação do universo.

Essas grandes máquinas, os detectores de sub-partículas, devem ver o que acontece durante a explosão e ainda encontrar a chamada partícula de Deus, que seria a responsável pela criação da matéria. A cada colisão são produzidas tantas informações que ocupariam 100 mil cds por segundo.

Tudo é filtrado numa sala, que resume tudo em apenas 23 cds por segundo. O engenheiro André dos Anjos, da Uerj-Cern, ajudou a criar o sistema, que descarta o que já se conhece e guarda o que é novo. Como sabe que não vai jogar o bebê fora com a água do banho?

“O sistema é bastante robusto, ou seja, você faz várias checagens antes de ter certeza de que aquele evento não é interessante. O que nós temos dúvida, nós guardamos”. Nos próximos meses, o sistema deve operar com força total, gastando a energia equivalente à cidade de Curitiba, para criar muitos mini-big bangs.

Mas pode levar anos até que a tal partícula de Deus:


A responsável pela criação da matéria que forma o universo, seja vista. Até agora, ela existe só na teoria, é uma espécie de objeto de fé da ciência.

Mas na hora em que os cientistas enxergarem essa partícula, o Bosson de Higgs, isso significa que toda a criação do universo vai estar explicada. O fim da fé religiosa? Não para os cientistas. Segundo eles, isso vai significar apenas que outras perguntas diferentes vão começar a ser formuladas.


FONTE: JORNAL NACIONAL
(DIA: 10.09.2008)
REDE GLOBAL

Nenhum comentário: