sábado, 15 de junho de 2013

UMA VISÃO COSMOLÓGICA DO PLANETA TERRA.




Terra, o grão de areia do universo.

 




 UMA VISÃO COSMOLÓGICA DO PLANETA TERRA.




                 Considerando, que segundo a Agência Espacial Norte Americano (NASA), o ‘Cosmo’, é constituído por mais de 100(cem) bilhões de galáxias... Certamente, existindo infinitos sistemas solares...Distribuídos nesta centenas de bilhões dentro do universo. Então , pelo visto, o planeta Terra dentro deste colossal universo...Não  passa de um  ‘Grão de Areia’ em suspensão  dentro deste  universo.   

Então, partindo destes pressupostos...Assim sendo, acredito que todos os fenômenos naturais do planeta terra...Decorre intrinsecamente, da força gravitacional mútua da matéria...E principalmente, das forças astrofísicas contidas dentro desse universo. E, sobretudo, dos movimentos magmáticos do interior da terra, decorrente de maior ou menor intensidade de calor , oriundo do interior  da terra. Que sempre causou a deriva continental, decorrentes de colisões de placas tectônicas...Por conseqüências, vem os terremtos, maremotos, tsunamis, atividades vulcânicas submersas nos mares e oceanos...Afora as atividades vulcânicas continentais.  Acredito também, que o ciclo hidrológico, é essencialmente, impulsionado pela intensidade de calor oriundo do interior da terra...

Uma prova inconteste e tudo isto abordado acima, é que todos os fenômenos da natureza...Terremotos, vulcanismos,tsunamis, furacões, deriva continental, entre outros...inclusive o ciclo hidrológico , ou seja, as chuvas...Decorrem da intensidade do calor oriundo do magma do interior da terra. Uma prova inconteste de tudo isto...É que a deriva continental...existe há milhões de anos atrás...Desde da ‘Era mesozóica da Pangeia...Vem separando os continentes...E por via de conseqüência, veio aflorar as cordilheiras do Andes e do Himalaia.

Se intensidade do calor oriundo do magma do interior da terra.  Vem separando os continentes...E por via de conseqüência, veio aflorar as cordilheiras do Andes e do Himalaia. E sobretudo, acredito também, que o ciclo hidrológico...É decorrente, da intensidade do calor do interior da terra...Se maior(+) ocorre o El Nino...Se menor(-) ocorre o La Nina.


Do Escritor :
Pedro Severino de Sousa
João Pessoa(PB), 15.06.2013